TÍTULO DO CURSO

Direitos humanos em Cidadania e Desenvolvimento - da teoria à prática

ENTIDADE FORMADORA

Amnistia Internacional Portugal

DURAÇÃO DO CURSO

40 horas

FORMATO DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

B-learning

BREVE INTRODUÇÃO

Este curso é uma ferramenta essencial para o planeamento e a implementação da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola, em particular no domínio dos direitos humanos, promovendo um entendimento inicial sobre os direitos humanos e a educação para os direitos humanos e uma análise detalhada à Estratégia Nacional.

O curso proporciona também ferramentas para planear e implementar ações educativas em contexto escolar.

OBJETIVO GERAL

Capacitar docentes e outros profissionais para a educação para os direitos humanos, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fortalecer a compreensão dos direitos humanos, dos seus princípios e dos seus mecanismos de promoção e proteção
  • Fortalecer a compreensão da educação para os direitos humanos, estritamente ligada à educação não formal, e criar as condições para a sua implementação
  • Compreender o potencial da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania e o seu papel nas nossas sociedades
  • Apoiar na construção de atividades educativas no domínio dos direitos humanos na Estratégia de Educação para a Cidadania nas escolas

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se aos seguintes públicos-alvo:

  • Docentes da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento
  • Docentes coordenadores da Estratégia de Educação para a Cidadania na escola
  • Outros docentes e pessoal não-docente envolvidos na Estratégia de Educação para a Cidadania da escola
  • Educadores e técnicos de entidades parceiras de escolas de todos os níveis e modalidade de ensino

De forma a maximizar o impacto do curso aconselhamos e encorajamos a participação de mais do que uma pessoa da mesma escola ou agrupamento.

PRÉ-REQUISITOS

A frequência desta formação pressupõe os seguintes requisitos:

Não são necessários conhecimentos prévios. 

As sessões síncronas online são realizadas através da plataforma Cisco Webex.

Nº MÓDULOS

5 módulos

PROGRAMA CURRICULAR DETALHADO

Módulo 1 – Construir um chão comum sobre direitos humanos – 7 horas

  • Introdução ao curso, ao programa e à metodologia
  • Construção do grupo e recolha de expetativas de aprendizagem
  • O que é a Amnistia Internacional
  • O que são os direitos humanos
  • Princípios e caraterísticas dos direitos humanos
  • Sistemas e mecanismos internacionais de proteção dos direitos humanos
  • O nosso papel na defesa dos direitos humanos

Módulo 2 – Compreender a educação para os direitos humanos – 7 horas

  • Princípios da educação para os direitos humanos
  • Sinergias entre a educação para os direitos humanos e outras práticas educativas
  • O potencial da educação não formal para a educação para os direitos humanos
  • Boas práticas em educação para os direitos humanos

Módulo 3 – Explorar a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – 7 horas

  • O contexto político nacional e internacional da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
  • Dimensões da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
  • Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
  • 1º grupo – Direitos humanos

Módulo 4 – Analisar o contexto da escola e da sua comunidade educativa – 7 horas

  • Mapear a comunidade educativa da escola
  • Principais necessidades e desafios
  • Parceiros e aliados, dentro e fora da escola
  • Dentro e fora da sala de aula – whole school approach

Módulo 5 – Planear a intervenção educativa na escola - 12 horas

  • Construção duma ação de EDH
  • A EDH na Estratégia de Educação para a Cidadania da escola
  • Facilitação, métodos e recursos
  • Feedback entre pares
  • Tutorias ad hoc

METODOLOGIA

O curso decorrerá em formato b-learning, utilizando sessões presenciais, sessões síncronas online e a plataforma moodle da Academia Amnistia.

Os conteúdos assíncronos podem ser explorados a qualquer hora e em qualquer lugar e irão permanecer disponíveis após o fim do curso. As tarefas de avaliação incluem prazos de realização regulares de forma a apoiar o processo de aprendizagem.

A participação nas 2 sessões síncronas online e nas sessões presenciais é obrigatória.

A abordagem pedagógica do curso segue os princípios da Educação Não Formal, privilegiando um processo centrado na pessoa aprendente, promovendo a aprendizagem colaborativa, o sentido crítico e uma aprendizagem holística.

AVALIAÇÃO

A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala de 0-10 valores, das classificações parcelares, tendo em conta os seguintes elementos de avaliação:

  • Participação e contributos para o processo de aprendizagem do grupo (40%)
  • Propostas de trabalho (20%)
  • Tarefa final do curso (40%)

CALENDÁRIO 

As datas inicialmente previstas para julho foram canceladas.

Em breve iremos lançar novas datas.

CERTIFICAÇÃO

O curso tem a duração de 40h.

O curso é acreditado pelo Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), relevando para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial (de acordo com o nº1 do Artigo 8 do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores).

No final do curso será emitido um Certificado de Formação Contínua de Professores emitido pela Amnistia Internacional, assim como um Certificado de Formação Profissional, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os formandos que concluírem com aproveitamento, desde que cumpram os critérios mínimos de avaliação.

O certificado será enviado por email após a avaliação.

MAIS INFORMAÇÕES

Para mais informações pode contactar a equipa da Amnistia Internacional através do email educacao@amnistia.pt e o telefone 935 210 188 (chamadas, mensagens e WhatsApp)